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Evento reúne lançamentos de grandes marcas e novas entrantes no mercado brasileiro. O g1 selecionou os principais destaques. Veja as novidades do Festival Interlagos 2025 As vendas de motos no Brasil seguem em alta. O volume acumulado no ano já é 9% superior ao registrado no mesmo período de 2024. De acordo com projeções da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mais de 2 milhões de motocicletas devem ser emplacadas até o fim de 2025 — um recorde histórico. Esse cenário favorável tem impulsionado uma onda de lançamentos, tanto de marcas tradicionais quanto de novas fabricantes que estão ingressando no mercado brasileiro. Neste fim de semana, o Festival Interlagos de Motos, realizado no autódromo de São Paulo, reuniu os principais lançamentos do primeiro semestre. O g1 esteve presente e selecionou os modelos que prometem movimentar o mercado nos próximos meses. Confira a seguir os destaques, com preços e especificações técnicas de cada moto. CFMoto IBEX 450; Honda Hornet; Honda NX 500; Moto Morini Calibro; Moto Morini Seiemmezzo; Moto Morini X-Cape; Royal Enfield Guerrilla 450; Royal Enfield Meteor 350; Royal Enfield Classic 350; SBM 250R; SBM 400; SBM 600C; SBM 600S; SBM 600V; SBM 600R; Yamaha XMax 300. CFMoto IBEX 450 Galerias Relacionadas A trail de média cilindrada da CFMoto — marca que já comercializa quadriciclos e UTVs no Brasil — deve estrear apenas no primeiro semestre de 2026. Apesar disso, já se sabe que o modelo será equipado com um motor de 450 cilindradas, capaz de entregar 44 cv de potência. A marca, no entanto, ainda não divulgou mais detalhes técnicos. A CFMoto informou que o modelo terá preço estimado entre R$ 39 mil e R$ 41 mil. Voltar ao início. Honda Hornet Galerias Relacionadas Já a Honda anunciou o retorno da CB 500 Hornet ao mercado brasileiro, após mais de uma década fora de linha. A nova versão da naked será lançada em junho, com preço sugerido de R$ 43.040. A CB 500 Hornet vem equipada com motor bicilíndrico de 471 cilindradas e refrigeração líquida — configuração semelhante à da antiga CB 600F Hornet. Veja a ficha técnica: Motor: 471 cm³, dois cilindros Potência: 49,6 cv Torque: 4,5 kgfm Câmbio: 6 marchas Comprimento: 2,08 m Largura: 0,79 m Altura: 1,05 m Entre-eixos: 1,40 m Altura do banco: 0,78 m Tanque: 17,1 litros Voltar ao início. Honda NX 500 Galerias Relacionadas Além da Hornet, a Honda também confirmou o lançamento da NX 500, com preço inicial de R$ 45.800 (sem frete). O modelo utiliza o mesmo motor de 471 cilindradas e representa uma evolução da CB 500X. Embora mantenha o visual voltado para o uso off-road, recebeu ajustes para oferecer bom desempenho também no asfalto. Mesmo com a modernização, o design da NX 500 remete às motos off-road dos anos 1990, com linhas limpas e ângulos retos. As rodas de liga leve são mais leves que as da CB 500X, contribuindo para a agilidade do modelo. Veja a ficha técnica: Motor: 471 cm³, dois cilindros Potência: 49,6 cv Torque: 4,5 kgfm Câmbio: 6 marchas Comprimento: 2,16 m Largura: 0,83 m Altura: 1,41 m Entre-eixos: 1,44 m Altura do banco: 0,83 m Tanque: 17,7 litros Voltar ao início. Moto Morini Calibro Galerias Relacionadas Na categoria das custom, a Morini deve lançar a Calibro, uma estradeira com motor de 693 cilindradas, pedaleiras avançadas para maior conforto em viagens longas e iluminação totalmente em LED. Com essas características, a Calibro não deve competir diretamente com a Royal Enfield Super Meteor 650 (cerca de R$ 34.990), mas sim com modelos da Kawasaki, como a Eliminator 500 (R$ 40.490) e a Vulcan S SE 650 (R$ 52.420). Haverá ainda uma versão mais completa, equipada com maletas laterais integradas e para-brisa elevado. Calibro 700 Custom: R$ 46.990; Calibro 700 Bagger : R$ 50.990. Veja a ficha técnica: Motor: 693 cm³, dois cilindros Potência: 69 cv Torque: 6,9 kgfm Câmbio: 6 marchas Comprimento: 2,22 m Largura: 0,86 m Altura: 1,19 m Entre-eixos: 1,49 m Altura do banco: 0,72 m Tanque: 15 litros Voltar ao início. Moto Morini Seiemmezzo Galerias Relacionadas Assim como o primeiro modelo da marca, a “três e meio”, a Seiemmezzo (que significa “seis e meio” em italiano) leva esse nome por conta de sua cilindrada de 650 cm³. Ela chega ao mercado em duas versões. A versão Street tem um visual mais urbano, enquanto a Scrambler aposta em um estilo voltado para o off-road, com guidão mais alto e pneus mistos. A Seiemmezzo Street se enquadra na categoria das naked e concorre diretamente com a Honda CB 650R, que custa R$ 52.590. Seiemmezzo 650 Street: R$ 45.990; Seiemmezzo 650 Scramble: R$ 47.990. Veja a ficha técnica: Motor: 649 cm³, dois cilindros; Potência: 61 cv; Torque: 5,5 kgfm; Câmbio: 6 marchas; Comprimento: 2,15 m; Largura: 0,82 m; Altura: 1,12 m; Entre-eixos: 1,42 m; Altura do banco: 0,81 m; Tanque: 16 litros. Voltar ao início. Moto Morini X-Cape 650 Galerias Relacionadas Apesar de compartilhar a mesma motorização da Seiemmezzo, a X-Cape tem um perfil mais aventureiro e atua no segmento das trail, voltadas para trilhas e uso misto. É o modelo mais vendido da marca no exterior e, segundo a Morini, já representa 60% das reservas no Brasil. A X-Cape será oferecida em três versões. A Alloy é a única com rodas de liga leve; as demais contam com rodas raiadas de alumínio, diferenciando-se apenas pelas cores. X-Cape Alloy: R$ 47.990; X-Cape Spoke (com roda raiada prata): R$ 49.990; X-Cape Gode Edition(com roda raiada) dourada: R$ 51.990. Veja a ficha técnica: Motor: 649 cm³, dois cilindros; Potência: 60 cv; Torque: 5,6 kgfm; Câmbio: 6 marchas; Comprimento: 2,20 m; Largura: 0,90 m; Altura: 1,39 m; Entre-eixos: 1,49 m; Altura do banco: 0,82 m; Tanque: 18 litros. Voltar ao início. Royal Enfield Guerrilla 450 Galerias Relacionadas Baseada no mesmo chassi da Himalayan — já testada pelo g1 —, a Guerrilla 450 combina elementos de uma scrambler com características urbanas. Ela substitui a Scram 411, com a proposta de oferecer mais prazer ao pilotar na cidade. Os pneus, voltados para o asfalto, reforçam esse foco urbano, ao contrário da Scram anterior, que usava pneus mistos. Embora tenha sido exibida no Festival, o lançamento oficial da Guerrilla 450 está previsto para setembro. Os preços ainda não foram divulgados, mas a Royal Enfield estima que fiquem entre R$ 28 mil e R$ 32 mil. Veja a ficha técnica: Motor: 452 cm³; Potência: 40 cv; Torque: 4 kgfm; Câmbio: 6 marchas; Comprimento: 2,14 m; Largura: 0,83 m; Altura: 1,12 m; Entre-eixos: 1,44 m; Altura do banco: 0,78 m; Tanque: 11 litros. Voltar ao início. Royal Enfield Meteor 350 Royal Enfield Meteor 350 Aurora Blue Vinicius Montoia | g1 A segunda moto mais vendida da Royal Enfield também ganhou uma nova versão: a Aurora Blue. A edição traz um visual mais clássico para a custom de entrada, com itens como banco com apoio lombar (sissy bar), para-brisa e pintura em azul e branco. Essa configuração estará disponível nas concessionárias a partir de julho, com preço sugerido de R$ 25.990, e se somará às versões já oferecidas. Veja as versões disponíveis: Fireball Matte Green: R$ 24.990; Fireball Blue: R$ 24.990; Fireball Black: R$ 24.990; Fireball Red: R$ 24.990; Stellar Black: R$ 25.490; Stellar Blue: R$ 25.490; Stellar Red: R$ 25.490; Supernova Blue: R$ 26.490; Supernova Red: R$ 26.490. Voltar ao início. Royal Enfield Classic 350 A Classic 350, custom de entrada com forte apelo vintage, passa por uma atualização na linha 2026. O modelo ganha novas opções de cores e farol em LED, mas mantém os mesmos preços. A partir de julho, a linha deixará de contar com seis versões e passará a oferecer apenas três. Veja as versões disponíveis: Medallion Bronze: R$ 23.490; Commando Sand: R$ 23.990; Stealth Black: R$24.490. Voltar ao início. SBM 250R A Shineray também apresentou sua divisão de luxo no Brasil, focada em motos de média cilindrada. Entre as seis novidades confirmadas com preços definidos, a opção mais acessível é a SBM 250R — uma esportiva com carenagem completa, equipada com motor de 249 cilindradas. O propulsor entrega 27,8 cv de potência e 2,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. O lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano, com preço sugerido de R$ 22.990. Veja a ficha técnica: Motor: 249 cm³, monocilíndrico; Potência: 27,8 cv; Torque: 2,29 kgfm; Câmbio: 6 marchas; Comprimento: 2,01 m; Largura: 0,77 m; Altura: 1,12 m Entre-eixos: 1,36 m Altura do assento: 0,78 m; Tanque: 12,5 litros. Voltar ao início. SBM 400 Galerias Relacionadas O segundo modelo é a SBM 400, que segue o estilo naked — caracterizado pela ausência de carenagens e componentes expostos. O lançamento também está previsto para o segundo semestre, com preço sugerido de R$ 33.490. Veja a ficha técnica: Motor: 400 cm³, bicilíndrico; Potência: 41,5 cv; Torque: 3,7 kgfm; Comprimento: 2,08 m; Largura: 0,82 m; Altura: 1,10 m Entre-eixos: 1,42 m; Altura do assento: 0,78 m; Tanque: 13,5 litros. Voltar ao início. SBM 600C Galerias Relacionadas Já a SBM 600C aposta em um visual clássico, inspirado nas motos custom consagradas por marcas como a Harley-Davidson. Com design mais compacto, ela é a custom mais acessível da linha premium da Shineray. O lançamento está previsto para o segundo semestre, com preço sugerido de R$ 37.990. Veja a ficha técnica: Motor: 554 cm³, dois cilindros; Potência: 56,0 cv; Torque: 5,5 kgfm; Câmbio: 6 marchas; Comprimento: 2,22 m; Largura: 0,78 m; Altura: 1,15 m; Entre-eixos: 1,52 m; Altura do assento: 0,72 m; Tanque: 17 litros. Voltar ao início. SBM 600S SBM 600S Rafael Leal/g1 Subindo na faixa de preço, a SBM 600S é uma big trail voltada para o uso off-road, mas com ajustes que garantem conforto também em viagens longas no asfalto. O modelo será lançado no segundo semestre, com preço sugerido de R$ 46.990. Veja a ficha técnica: Motor: 554 cm³, dois cilindros; Potência: 55,1 cv; Torque: 5,5 kgfm; Câmbio: 6 marchas; Comprimento: 2,19 m; Largura: 0,89 m; Altura: 1,37 m; Entre-eixos: 1,48 m; Altura do assento: 0,83 m Tanque: 20,2 litros. Voltar ao início. SBM 600V SBM 600V Rafael Leal/g1 O modelo marca o retorno da SBM ao estilo custom, agora com porte mais robusto e desempenho superior. A moto conta com motor de 561 cilindradas, que entrega 68 cv de potência e 5,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. A SBM 600V tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, com preço sugerido de R$ 51.490. Veja a ficha técnica: Motor: 561 cm³, 4 cilindros; Potência: 68,0 cv; Torque: 5,5 kgfm; Câmbio: 6 marchas; Comprimento: 2,28 m; Largura: 0,83 m; Altura: 1,11 m; Entre-eixos: 1,58 m; Altura do assento: 0,72 m; Tanque: 16,5 litros. Voltar ao início. SBM 600R SBM 600R Rafael Leal/g1 Já a SBM 600R é o modelo mais caro e potente da linha. Com visual agressivo e proposta voltada para uso em pista, ela assume o papel de superesportiva da marca. O lançamento também está previsto para o segundo semestre, com preço sugerido de R$ 52.990. Veja a ficha técnica: Motor: 600 cm³, 4 cilindros; Potência: 81,6 cv; Torque: 5,2 kgfm; Câmbio: 6 marchas; Comprimento: 2,14 m; Largura: 0,75 m; Altura: 1,15 m; Entre-eixos: 1,46 m; Altura do assento: 0,80 m; Tanque: 16,4 litros. Voltar ao início. Yamaha XMax 300 Galerias Relacionadas A família XMax, linha de scooters de média cilindrada da Yamaha, ganhou uma nova integrante. Posicionada acima da NMax 160 e da XMax 250, a novidade chega com motor mais potente, que entrega 27,9 cv — um ganho de 5,1 cv em relação à versão de 250 cm³ — e torque de 2,9 kgfm (0,4 kgfm a mais). Além do desempenho aprimorado, a XMax 300 traz um novo painel de instrumentos. Enquanto a XMax 250 possui um cluster em dois níveis — com uma tela TFT para informações do celular e um painel digital para dados como velocímetro, odômetro e nível de combustível —, a nova versão exibe todas essas informações lado a lado. Outro destaque é o para-brisa com ajuste elétrico, operado por dois botões no manete esquerdo. A diferença de preço entre a XMax 250 e a nova versão é de apenas R$ 1.600. A XMax 300 estará disponível nas concessionárias da Yamaha a partir de agosto, com preço sugerido de R$ 37.990. Veja a ficha técnica: Motor: 300 cm³, monocilíndrico; Potência: 27,9 cv; Torque: 2,9 kgfm; Câmbio: CVT; Comprimento: 2,18 m; Largura: 0,79 m; Altura: 1,46 m; Entre-eixos: 1,54 m; Altura do assento: 0,79 m; Tanque: 13,2 litros. Voltar ao início.

Exame será exigido de condutores de todas as categorias para obtenção da CNH. Projeto foi aprovado no Congresso nesta semana e segue para sanção do presidente Lula. O Congresso Nacional aprovou nesta semana um projeto que, entre outras medidas, obriga a realização de exame toxicológico para motoristas de todas as categorias na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O exame não será exigido para renovar a habilitação de carros e motos. Nesse caso, a exigência continua valendo apenas para motoristas de ônibus e caminhão, como já determina a lei. A possibilidade de estender a obrigatoriedade para a renovação da carteira para todas as categorias chegou a ser debatida no Senado, mas acabou ficando de fora do texto aprovado pela Câmara. O texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou seja, ainda pode sofrer alterações, ao ter trechos vetados. 🚗A proposta também determina o custeio da carteira de habilitação de pessoas de baixa renda — por meio da carteira social —, e a transferência de veículos em plataforma eletrônica (entenda mais abaixo). Congresso aprova obrigatoriedade de exame toxicológico para tirar CNH Entenda, nesta reportagem, o que pode mudar, segundo o texto aprovado no Congresso: Quem terá que fazer o exame toxicológico? O que muda para motoristas de caminhão e ônibus? Muda algo para quem vai renovar a CNH? Quais drogas o exame vai detectar? Onde fazer o exame? Quem terá direito a carteira social? Transferência de veículos online Quando a regra começa a valer? Rodovias Entrevias / Divulgação Quem terá que fazer o exame toxicológico? Pelo texto, passa a ser obrigatória a realização de exame toxicológico e a apresentação de resultado negativo para que motoristas recebam a permissão para dirigir — primeira habilitação antes da carteira definitiva. A nova regra vale para motoristas das categorias: 🏍️A: veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas e triciclos. 🚗B: veículos com até oito passageiros como carros, vans e picapes. A exigência já estava em vigor para motoristas das categorias C, D e E. 🚨Ou seja, pelo projeto todos os motoristas, independente da categoria, devem apresentar o exame para garantir a primeira habilitação. Clique aqui para voltar ao menu. O que muda para motoristas de caminhão e ônibus? O exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E já era obrigatório, tanto para obter a carteira, quanto para a renovação. Portanto, nada muda para os motoristas de ônibus, caminhões e motoristas profissionais. 🚚C: caminhões e veículos de carga 🚌D: ônibus, micro-ônibus e veículos de transporte de passageiros com mais de 8 lugares E: combinações de veículos (ex: unidade tratora + unidade acoplada). Clique aqui para voltar ao menu. Muda algo para quem vai renovar a CNH? Não. No caso dos motoristas de automóveis e motocicletas, a nova regra vale apenas para motoristas que estão em busca da a permissão para dirigir: a CNH temporária, aquela antes da versão definitiva. A possibilidade de estender a obrigatoriedade para a renovação da carteira chegou a ser discutida no Senado, mas não entrou no texto final da Câmara, que foi enviado para avaliação do presidente. No caso dos motoristas de ônibus e caminhão, a obrigatoriedade do exame na renovação já era determinada por lei. Ou seja, nada muda. Quais drogas o exame vai detectar? O exame toxicológico utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas para detectar se a pessoa testada consumiu — ativamente, ou não — substâncias psicoativas. A validade do exame toxicológico de larga janela de detecção é de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra. São detectados no exame toxicológico de larga janela as anfetaminas, canabinoides (maconha), opiáceos, cocaína e o mazindol, uma medicação utilizada para a perda de peso. São exemplos: rebite, ecstasy, cocaína, maconha e haxixe. Clique aqui para voltar ao menu. Onde fazer o exame? Atualmente, o exame toxicológico é realizado em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito. As informações estão no site do Ministério dos Transportes. Clique aqui para voltar ao menu. Quem terá direito a carteira social? O texto prevê que os recursos arrecadados com multas de trânsito serão usados para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda. Para ter direito à CNH Social é preciso que o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Clique aqui para voltar ao menu. Transferência de veículos online Segundo o aprovado no Congresso, a transferência de veículos integralmente em plataforma eletrônica pode ser permitida, com contrato de compra e venda referendado por assinaturas digitais. Valem as seguintes regras: o contrato de compra e venda de veículo deverá conter as assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas; a assinatura eletrônica avançada do contrato de compra e venda de veículo deverá ser realizada por meio de plataforma de assinatura homologada; a vistoria de transferência da propriedade poderá ser realizada em formato eletrônico a critério do órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Clique aqui para voltar ao menu. Quando a regra começa a valer? A regra precisa ser sancionada pelo presidente da República para ter validade. Clique aqui para voltar ao menu.

Texto foi aprovado no Congresso nesta semana, mas ainda pode mudar, caso tenha trechos vetados pelo presidente da República. O Congresso Nacional aprovou nesta semana um projeto que prevê mudanças para os motoristas. Entre outras medidas, ele obriga a realização de exame toxicológico para motoristas de todas as categorias na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou seja, ainda pode sofrer alterações, ao ter trechos vetados. 🚗A proposta também determina o custeio da carteira de habilitação de pessoas de baixa renda — por meio da carteira social —, e a transferência de veículos em plataforma eletrônica (entenda mais abaixo). Congresso aprova obrigatoriedade de exame toxicológico para tirar CNH Entenda, nesta reportagem, o que pode mudar, segundo o texto aprovado no Congresso: Quem terá que fazer o exame toxicológico? O que muda para motoristas de caminhão e ônibus? Muda algo para quem vai renovar a CNH? Quais drogas o exame vai detectar? Onde fazer o exame? Quem terá direito a carteira social? Transferência de veículos online Quando a regra começa a valer? Rodovias Entrevias / Divulgação Quem terá que fazer o exame toxicológico? Pelo texto, passa a ser obrigatória a realização de exame toxicológico e a apresentação de resultado negativo para que motoristas recebam a permissão para dirigir — primeira habilitação antes da carteira definitiva. A nova regra vale para motoristas das categorias: 🏍️A: veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas e triciclos. 🚗B: veículos com até oito passageiros como carros, vans e picapes. A exigência já estava em vigor para motoristas das categorias C, D e E. 🚨Ou seja, pelo projeto todos os motoristas, independente da categoria, devem apresentar o exame para garantir a primeira habilitação. Clique aqui para voltar ao menu. O que muda para motoristas de caminhão e ônibus? O exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E já era obrigatório, tanto para obter a carteira, quanto para a renovação. Portanto, nada muda para os motoristas de ônibus, caminhões e motoristas profissionais. 🚚C: caminhões e veículos de carga 🚌D: ônibus, micro-ônibus e veículos de transporte de passageiros com mais de 8 lugares E: combinações de veículos (ex: unidade tratora + unidade acoplada). Clique aqui para voltar ao menu. Muda algo para quem vai renovar a CNH? Não. No caso dos motoristas de automóveis e motocicletas, a nova regra vale apenas para motoristas que estão em busca da a permissão para dirigir: a CNH temporária, aquela antes da versão definitiva. A possibilidade de estender a obrigatoriedade para a renovação da carteira chegou a ser discutida no Senado, mas não entrou no texto final da Câmara, que foi enviado para avaliação do presidente. No caso dos motoristas de ônibus e caminhão, a obrigatoriedade do exame na renovação já era determinada por lei. Ou seja, nada muda. Quais drogas o exame vai detectar? O exame toxicológico utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas para detectar se a pessoa testada consumiu — ativamente, ou não — substâncias psicoativas. A validade do exame toxicológico de larga janela de detecção é de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra. São detectados no exame toxicológico de larga janela as anfetaminas, canabinoides (maconha), opiáceos, cocaína e o mazindol, uma medicação utilizada para a perda de peso. São exemplos: rebite, ecstasy, cocaína, maconha e haxixe. Clique aqui para voltar ao menu. Onde fazer o exame? Atualmente, o exame toxicológico é realizado em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito. As informações estão no site do Ministério dos Transportes. Clique aqui para voltar ao menu. Quem terá direito a carteira social? O texto prevê que os recursos arrecadados com multas de trânsito serão usados para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda. Para ter direito à CNH Social é preciso que o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Clique aqui para voltar ao menu. Transferência de veículos online Segundo o aprovado no Congresso, a transferência de veículos integralmente em plataforma eletrônica pode ser permitida, com contrato de compra e venda referendado por assinaturas digitais. Valem as seguintes regras: o contrato de compra e venda de veículo deverá conter as assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas; a assinatura eletrônica avançada do contrato de compra e venda de veículo deverá ser realizada por meio de plataforma de assinatura homologada; a vistoria de transferência da propriedade poderá ser realizada em formato eletrônico a critério do órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Clique aqui para voltar ao menu. Quando a regra começa a valer? A regra precisa ser sancionada pelo presidente da República para ter validade. Clique aqui para voltar ao menu.