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Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

Veículos são usados em competições off-road; CBMM e Giaffone Racing desenvolveram utilitário 10% mais leve, resultando em economia de combustível e maior vida útil dos componentes. UTV EXO Nb CBMM/Divulgação A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como liga na produção de aços e quando adicionado na proporção de gramas por tonelada de aço, a liga se torna muito mais forte e maleável. Estrutura do UTV EXO Nb CBMM/Divulgação Graças a adoção de materiais que contam com adição de nióbio os utilitários multitarefas EXO Nb têm estruturas ultra resistentes e são até 10% mais leves que os concorrentes. Com isso, além de atingir maior velocidade em menor tempo, os novos UTVs também apresentam ganhos em resistência e no custo operacional, resultando em economia de combustível e maior vida útil dos componentes. Parceria A parceria teve início com um teste da aplicação de aço microligado com nióbio nos veículos já produzidos pela Giaffone Racing. “A parceria contou com uma intensa troca de tecnologia e conhecimento. A aplicação de produtos de nióbio impactou em uma melhora significativa na performance do veículo”, falou Érico França, analista de desenvolvimento de mercado da CBMM, que acompanhou o desenvolvimento do projeto pioneiro no Brasil. Interior do novo UTV EXO Nb CBMM/Divulgação “O desafio agora é desenvolver a versão híbrida, pois é um mundo totalmente novo para nós e um processo bastante complexo, mas estamos confiantes e empenhados em promover evoluções para o motorsport brasileiro”, disse Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing. Versões Além da versão de motorização a etanol, a linha Exo Nb conta com uma versão híbrida (etanol e elétrica), o Exo Nb-Hybrid, que será a principal atração tecnológica do Sertões 2021, o maior rally das Américas, que acontece de 12 a 22 de agosto, com largada inédita da praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. “Além desta nova linha de UTVs pretendemos ainda incorporar a versão totalmente elétrica ao longo das próximas edições do Sertões, mostrando que podemos sim desenvolver tecnologias no país, com a união de empresas inovadoras e genuinamente brasileiras”, contou Giuliano Michel Fernandes, gerente de marketing e comunicação da CBMM. UTV EXO Nb CBMM/Divulgação VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Produção de motos no Polo Industrial de Manaus fecha março com alta de 116,4%

Volume também é 22,1% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado. Produção de motos no Polo Industrial de Manaus fecha fevereiro com alta de 116,4% Gabriel Machado Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) apontam que crescimento de 116,4% na fabricação de veículos em março na comparação com fevereiro. O volume também é 22,1% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (102.865 unidades). Em março foram fabricadas 125.556 motocicletas, enquanto que no mês anterior foram 58.014 unidades. Já em março de 2020, o volume de produção foi 102.865 unidades. Por outro lado, de acordo com a Abraciclo, houve um menor volume de produção nos meses de janeiro e fevereiro, no entanto, devido ao agravamento da crise sanitária na cidade de Manaus, que impactou o desempenho do setor no primeiro trimestre. No acumulado do ano, saíram das linhas de montagem 237.201 motocicletas, o que corresponde a uma queda de 20,3% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 297.599 unidades. Vendas no varejo Em março, foram licenciadas 62.262 motocicletas, alta de 8,5% na comparação com fevereiro, quando foram emplacadas 57.384 unidades. Em relação ao mesmo mês de 2020, que teve 75.372 unidades comercializadas, houve retração de 17,4%. Com 29.504 unidades e 47,4% de participação no mercado, a Street foi a categoria mais emplacada em março. Na sequência, vieram a Trail (12.273 unidades e 19,7% de participação) e a Motoneta (7.948 unidades e 12,8%). Confira o ranking mensal: No primeiro trimestre, os emplacamentos totalizaram 205.444 unidades, volume 16,8% inferior às 246.848 motocicletas licenciadas no mesmo período do ano passado. As posições no ranking por categorias foram as mesmas apuradas no levantamento mensal: Street, em primeiro lugar, com 98.676 unidades e 48% de participação do mercado, seguida pela Trail (40.088 e 19,5% do mercado) e Motoneta (28.037 unidades e 13,6%). Com 23 dias úteis, a média diária de vendas em março foi de 2.707 motocicletas – é o pior resultado para o mês, desde 2003, que registrou 3.240 emplacamentos/dia. De acordo com levantamento da Abraciclo, na comparação com fevereiro que teve 20 dias úteis, houve queda de 5,6% (2.869 motocicletas emplacadas/dia). Em relação a março do ano passado, com 22 dias úteis, a queda foi de 21% (3.426 emplacamentos diários). Veja os vídeos mais assistidos do Amazonas
Mercedes-Benz retoma produção, após folga para diminuir circulação de pessoas na pandemia em Juiz de Fora

Desde o dia 26 de fevereiro trabalhadores estavam em casa por causa da Covid-19. Colaboradores administrativos continuam em regime de home office. Parque Industrial da Mercedes Benz em Juiz de Fora Mercedes Benz/Divulgação As atividades produtivas na Mercedes-Benz foram retomadas em Juiz de Fora nesta segunda-feira (5). A medida foi divulgada pela assessoria da empresa e também vale para a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Em fevereiro, o G1 mostrou que os trabalhadores entraram de folga no dia 26 do mesmo mês para minimizar a circulação de pessoas por causa da pandemia da Covid-19. De acordo com a Mercedes-Benz, a partir desta segunda, a empresa terá férias coletivas para grupos alternados de funcionários de acordo com o planejamento de cada fábrica. "Teremos um grupo de produção menor mantendo os protocolos de distanciamento, mas continuaremos a atender os nossos clientes com nossos produtos e serviços", informou a nota. Já os colaboradores administrativos continuam em regime de home office. Mercedes-Benz em Juiz de Fora No ano passado, uma audiência pública na Câmara Municipal discutiu a situação da Mercedes-Benz em Juiz de Fora. Um dos motivos para a sessão ser realizada foi o encerramento dos trabalhos da Ford no Brasil. Na ocasião, representantes da empresa sinalizaram que a montadora manteria as atividades no município. De acordo com o Legislativo, o objetivo também foi discutir a manutenção de 830 funcionários diretos e a efetividade da Mercedes-Benz na cidade. Em 2019, o G1 mostrou que houve uma redução dos serviços. VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes