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Salão do Automóvel: veja as marcas de motos que estarão presentes e o que esperar do evento
O Salão do Automóvel, que acontece durante os dias 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi, em São Paulo, terá sua primeira edição após um hiato de sete anos. Mas não é só de carros esportivos e novidades que a mostra será composta: as marcas de moto Suzuki e Vespa também estarão no evento. Os 700 mil visitantes esperados nos dez dias de evento poderão ver motocicletas e scooters. Uma delas é do grupo italiano Piaggio, a Vespa, que fez muito sucesso nas décadas de 1940 e 1950. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp Modernizado, o portfólio da Vespa no Salão contará com dez modelos. Além da scooter de entrada VXL 150, as linhas de 150 cilindradas (Primavera Sport, Sprint S150) e de 300 cilindradas (Vespa 300 GTS, Vespa 300 Supersport e Vespa 300 Supertech) também estarão presentes. Veja os vídeos em alta no g1: Veja os vídeos que estão em alta no g1 Já a Suzuki Motos promete levar 26 modelos de motocicletas e três de quadriciclos para o Salão do Automóvel de 2025. Segundo a marca, os visitantes poderão conferir a nova Suzuki GSX-S1000GX, a GSX-8R e a V-Strom 800, além da Haojue DL 160 (que o g1 já testou). A Suzuki contará com motos de suas três marcas. Veja abaixo: Suzuki Hayabusa; GSX-8R; GSX-S1000GX; V-Strom 1050XT; V-Strom 1050; V-Strom 800DE; V-Strom 800; V-Strom 650XT; GSX-S1000; GSX-S1000GT; GSX-8S. Haojue Master Ride 150; DL160; DK160; DR160; NK150. Zontes 350E; T350; T350X; R350; V350; S350; GK350. Kymco: AK550 Premium; Downtown 350. Hisun (ATV 4x4): Tactic 400; Tactic 550; Tactic 750. Linha Vespa estará no Salão do Automóvel de 2025 Divulgação | 2W Motors Essa não é a primeira vez que o Salão do Automóvel recebe fabricantes de motocicletas. A prática, no entanto, não é uma constante no evento, uma vez que existe o Salão Duas Rodas (que não acontece desde 2019) e o Festival Interlagos Motos. É uma chance para as fabricantes de veículos de duas rodas estarem em contato com um público maior, o de amantes de carros. Veja, abaixo, mais detalhes da edição desse ano. Salão do Automóvel de São Paulo 2025 Após um hiato de sete anos, o Salão do Automóvel de São Paulo voltará ao Anhembi, na zona norte da capital, para a sua 31ª edição. A mostra estará aberta ao público entre 22 e 30 de novembro e deve receber mais de 700 mil visitantes, segundo a organizadora RX. Tradicionalmente realizado nos anos pares até 2018, o evento teve o calendário alterado devido à pandemia de Covid-19 e não foi realizado em 2020, 2022 e 2024. As últimas edições, em 2016 e 2018, aconteceram no São Paulo Expo, na zona sul da cidade. O Salão do Automóvel, que completa 65 anos de existência em 2025, voltará ao Distrito Anhembi, que sediou o evento por décadas. Os estandes estarão divididos em cinco pavilhões e trarão atrações inéditas, experiências interativas e uma pista de testes exclusiva. Veja nesta reportagem tudo o que você precisa saber sobre o Salão do Automóvel 2025. Quanto custa e como comprar ingressos? Quais são os horários de funcionamento e como chegar no Anhembi? Quais são as marcas confirmadas no Salão do Automóvel 2025? Evento terá pistas de testes e 40 carros à disposição dos visitantes Haverá espaço para alimentação? O espaço é acessível? Salão do Automóvel de SP não terá somente carros Divulgação | RX Quanto custa e como comprar ingressos? A abertura oficial do evento acontecerá em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, voltado a um público restrito. Para essa data, o ingresso custa R$ 1.000 e dá acesso antecipado às atrações e apresentações musicais (ainda não confirmadas). Todos os ingressos — incluindo o da Avant Première — são vendidos pelo site da Fever e possuem taxa de serviço. De 22 a 30 de novembro, o Salão estará aberto ao público geral, com preços diferentes para dias de semana e fins de semana. Veja abaixo os valores dos ingressos: Avant Première: R$ 1.000 + R$ 90 de taxa de serviço — sem meia-entrada; VIP: R$ 530 (dias de semana + R$ 47,70 de taxa de serviço) / R$ 640 (fins de semana + R$ 57,60 de taxa de serviço) — com meia entrada; Regular: R$ 126 (dias de semana + R$ 11,34 de taxa de serviço) / R$ 162 (fins de semana + R$ 14,58 de taxa de serviço) — com meia entrada. O ingresso Regular dá acesso às principais atrações e inclui o direito de dirigir veículos em um circuito montado pela organização, sujeito à disponibilidade das marcas participantes. Entre as experiências confirmadas para o ingresso regular estão: Museu Carde: linha do tempo interativa com modelos icônicos; Live Garagem Show: customização de carros ao vivo pelo preparador Batistinha; LEGO Experience: carro de Fórmula 1 em tamanho real feito de peças LEGO; SDA Talks: painéis, palestras e conferências; Nascar Experience e FIA WEC: espaços dedicados a competições internacionais; Racing Game Zone: simuladores profissionais de corrida. Já o VIP oferece benefícios adicionais. Além da entrada em áreas exclusivas e das experiências do tíquete Regular, os participantes com esse ingresso conseguirão acesso ao Dream Lounge — com exposição de carros clássicos e raros — e à Área SID, com capacetes de pilotos como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Rubens Barrichello. O ingresso ainda oferece um pacote que inclui um bar de coquetéis patrocinado pelo Café Journal. Crianças de até cinco anos completos são isentas do pagamento de ingresso. As com idade entre seis e doze anos completos têm direito à meia-entrada. Quais são os horários de funcionamento e como chegar no Anhembi? O Salão do Automóvel 2025 funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento. O Distrito Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, na zona norte de São Paulo. Haverá transporte gratuito entre o local e a estação Portuguesa–Tietê (linha 1-Azul do Metrô). O ônibus exclusivo para o evento vai partir da Rua Voluntários da Pátria, número 498. O serviço começa uma hora antes da abertura do evento e termina uma hora após o encerramento. O local também contará com um estacionamento pago. Veja os valores: Carro: R$ 80 (12h); Moto: R$ 25 (12h); Micro-ônibus: R$ 120 (12h); Ônibus: R$ 160 (12h). Memória sobre Rodas, o Dream Car Museum, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2025 Quais são as marcas confirmadas no Salão do Automóvel 2025? Entre as fabricantes confirmadas no evento estão a BYD e sua marca de luxo Denza, a CAOA Chery, o Grupo Stellantis (com Citroën, Fiat, Jeep, Leapmotor, Peugeot e Ram), GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Kia, Lecar, MG, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Renault, Suzuki, Toyota e Vespa. “Mais de 300 veículos estarão em exposição, em uma programação repleta de experiências imersivas e interativas que prometem reconectar o público com o universo automotivo”, afirma Thiago Braga Ferreira, gerente executivo do evento. Uma das novas marcas disponíveis no Salão do Automóvel é a Leapmotor. Confira o primeiro o teste com o novo Honda WR-V, carro que estará no Salão do Automóvel disponível para rodar na nova pista de testes: Honda WR-V reúne ótimo espaço e equipamento para ser o SUV com melhor custo-benefício Evento terá pistas de testes e 40 carros à disposição dos visitantes A Drive Experience, pista montada especialmente para o evento, ocupará 14 mil m² e contará com veículos das marcas BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault. O circuito terá uma reta de 160 metros e permitirá testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4x4, com exercícios de slalom (prova de habilidade na qual o carro passa por um circuito de cones em zigue-zague) e frenagem. 🍺ATENÇÃO: haverá teste do etilômetro — o popular “bafômetro” — para quem participar dos test-drives. Quem apresentar resultado positivo, não poderá realizar o teste de condução. Se beber, não dirija. Segundo a RX, cerca de 40 modelos estarão disponíveis para os testes, e até mil visitantes poderão participar por dia, em voltas de até dez minutos. O formato foi modernizado após o sucesso do Festival Interlagos Carros, realizado no autódromo paulistano, que também oferecia testes de veículos de diversas marcas mediante pagamento. LEIA MAIS VÍDEO: Haojue DL 160 é mais uma chinesa atrás do público de Honda Bros e Yamaha Crosser; conheça Mototáxi volta a ser permitido em SP; veja regras, motos aceitas e onde o serviço já funciona Leilão do Governo de SP tem moto Honda CBX 200 a R$ 1,5 mil e Renault Duster a preço de iPhone Veja a história do Salão do Automóvel de São Paulo em imagens Haverá espaço para alimentação? O público encontrará diversas opções gastronômicas, com alternativas para diferentes gostos e restrições alimentares. Food trucks com cardápios variados, incluindo versões vegetarianas, veganas e sem glúten; Restaurantes e lanchonetes com serviço completo, desde refeições rápidas até pratos mais elaborados; Áreas temáticas gastronômicas, com ambientações especiais e menus exclusivos que integram a experiência do evento. A organizadora não deu mais detalhes sobre o preço médio dos cardápios disponíveis no evento. O espaço é acessível? Segundo a organizadora do evento, todos os espaços contam com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Haverá também intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para garantir a participação de pessoas surdas ou com deficiência auditiva em todas as atividades.
Honda WR-V desafia rivais com mais espaço e preço competitivo; veja o teste
Honda WR-V reúne ótimo espaço e equipamento para ser o SUV com melhor custo-benefício A Honda apostou em uma fórmula simples, porém bem executada, para lançar o WR-V no mercado brasileiro. Sem a pretensão de oferecer o desempenho de um carro esportivo, o novo SUV da marca japonesa cumpre bem o papel de ser funcional para o dia a dia — seguro, espaçoso, bem equipado e sem exageros. O modelo começou a ser vendido em todo o país na última quarta-feira (12), com preços a partir de R$ 144.900 na versão intermediária EX e R$ 149.900 na topo de linha EXL. Mais de duas mil unidades comercializadas na pré-venda, tornando o WR V uma das prioridades na produção da Honda. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp Com a demanda acima do esperado, a fábrica de Sumaré, no interior de São Paulo, ampliou a operação e passou a trabalhar com capacidade total para produzir o novo SUV. O g1 percorreu quase 200 km com o novo modelo e, nesta reportagem, você verá os principais pontos positivos e negativos do novo SUV da Honda. Honda WR-V 2026 EXL Preços e ficha técnica O lançamento do WR-V integra a estratégia da Honda, que planeja investir mais de R$ 4 bilhões até 2030 para modernizar sua operação e enfrentar a crescente concorrência dos carros chineses no mercado brasileiro. O WR-V estreia com uma lista ampla de itens de série e chega para competir tanto com SUVs subcompactos, como o Volkswagen Tera, Renault Kardian e o futuro Toyota Yaris Cross, quanto com os modelos compactos de categoria superior, como VW T-Cross e Hyundai Creta. (Veja a ficha técnica mais abaixo) Com o novo utilitário esportivo, a gama de SUVs da Honda passa a ser composta por: WR-V: de R$ 144.900 a R$ 149.900 HR-V: de R$ 163.200 a R$ 209.900 ZR-V: R$ 214.500 CR-V: R$ 352.900 Veja a ficha técnica: Motor confiável, mas insuficiente para o modelo Potência e torque Embora a Honda não informe o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h do novo WR-V, testes feitos pelo g1 indicam que o modelo leva pelo menos 10 segundos para atingir essa marca. Isso porque o SUV conta com um motor 1.5 de injeção direta, que entrega 126 cavalos de potência e ao menos 15,5 kgfm de torque — ambos a rotações elevadas. Essa característica marca motores naturalmente aspirados e que não contam com turbocompressor para auxiliar na entrada de ar. Ou seja, isso exige que o motorista pise mais fundo no acelerador para extrair o máximo do conjunto. A transmissão CVT (tipo de câmbio automático que não usa marchas tradicionais), atua de forma suave no modo normal, mas aumenta as rotações no modo Sport — o que prepara o carro para retomadas e ultrapassagens mais rápidas, apesar de não acrescentar potência ou torque. Embora o WR-V cumpra bem sua função em trechos urbanos, onde não se exige alta performance, o SUV está longe de impressionar. As ultrapassagens exigem paciência, o motor é ruidoso e entrega menos do que o som sugere. Parte disso se explica pelo peso: embora utilize o mesmo conjunto mecânico do City Hatch, o WR-V é mais pesado, com 1.278 kg — 94 kg a mais do que o City. Vale considerar que, com porta-malas cheio e cinco ocupantes, o peso deve influenciar ainda mais no desempenho que o carro entrega. Honda WR-V EXL 2026 tem bagageiro com 458 litros de capacidade Divulgação | Honda E o conforto? Embora o projeto do WR-V tenha sido desenvolvido pelas equipes da Honda na Tailândia e Índia — que geralmente preferem suspensões mais macias —, no Brasil o modelo conta com uma calibragem mais firme, ideal para atender às demandas do mercado nacional. “O HR-V tem um comportamento mais esportivo. Já o trabalho feito na suspensão do WR-V foi pensado para o conforto que esse perfil de consumidor busca”, afirma Douglas Giatti, gerente de planejamento de produto da Honda Automóveis do Brasil. Diferente do que acontece no HR-V e no City, que possuem uma suspensão mais esportiva — transmitindo mais as irregularidades da rua para o motorista —, o WR-V oferece maior conforto. Em termos de estabilidade, por outro lado, há alguma inclinação da carroceria durante as curvas, mas nada acentuado — diferente do HR-V, por exemplo, que tem mais estabilidade graças ao ajuste mais firme. No geral, mesmo priorizando o conforto, o WR-V teve um bom desempenho no teste dinâmico e demonstrou um bom trabalho de adaptação da suspensão. Tamanho e visual externo As dimensões do WR-V chamam atenção: ele é 17 cm mais longo que o Tera e 13 cm maior que o Kardian. A altura também impressiona: são 18 cm a mais que o modelo da Volkswagen e 11 cm acima do Renault. Pessoalmente, a impressão de tamanho é ainda maior. Assim, embora seja um SUVs subcompactos, o WR-V pode ser facilmente comparado aos compactos de categoria superior — não apenas pelo tamanho, mas também pelo design. É o caso das lanternas que atravessam a tampa do porta-malas, por exemplo, que dão a sensação que o carro é mais largo. A grade dianteira, acompanhada de faróis afilados, também se destaca pelo tamanho e formato, o que dá a impressão de que o carro é equipado com um motor mais potente. Novo Honda WR-V chega por menos de R$ 150 mil Visualmente, a silhueta do WR-V é a de um SUV tradicional. Com esse formato, a Honda aproveitou bem o espaço, garantindo 2,65 m de distância entre as rodas da frente e da traseira, onde é "instalada" a cabine. Com essas dimensões, os concorrentes ficam em desvantagem, já que custam quase o mesmo, mas oferecem menos porta-malas: enquanto o Tera tem 350 litros, o Kardian 358 litros e o Hyundai Creta tem 422 litros, o Honda WR-V entrega 458 litros. Acabamento interno deixa a desejar É na cabine que aparecem os principais problemas do WR-V — e eles dificilmente passam despercebidos. O primeiro é o isolamento acústico: o ruído do motor invade oa cabine, especialmente em acelerações mais fortes. Ao lado de caminhões, é preciso aumentar bastante o volume do som para ouvir música. O barulho dos pneus no asfalto também foi constante durante os quase 200 km percorridos pelo g1 no sul do país. Mas não é só isso. Na parte traseira, há saída de ar-condicionado para quem vai na segunda fileira, mas não há tomadas USB ou USB-C. A única disponível é uma 12V, já ultrapassada para os padrões atuais. Dentro do apoio de braço dianteiro, não há forração e os parafusos ficam expostos, o que compromete o acabamento. As luzes internas também poderiam ser em LED, já que usam lâmpadas halógenas iguais às do Honda Fit 2012. Tecnologia que salva vidas Em compensação, o WR-V é bem equipado desde a versão de entrada, com o Honda Sensing, pacote de assistência à condução da marca. Honda WR-V tem motor 1.5 aspirado de 126 cv Divulgação | Honda O conjunto inclui sistema de permanência e correção de faixa, frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo, que mantém velocidade e distância do veículo à frente. Em viagens longas, é um aliado importante. O Hyundai Creta Comfort, que custa R$ 151.290, não traz esses itens de série; para adicioná-los, é preciso pagar mais R$ 3.700. Assim, ele fica R$ 5.090 mais caro que o WR-V EXL. A versão EXL do Honda também conta com bancos de couro, algo ausente no Creta de entrada. Vale lembrar que o Honda oferece esse pacote ADAS desde a configuração inicial, de R$ 144.900. Conclusão No fim, o WR-V acerta em vários pontos que o consumidor médio valoriza. Desempenho equilibrado, confortável, fácil de manobrar, um bom espaço — superior ao de Kardian e Tera — e excelente capacidade de porta-malas. Poderia ter acabamento melhor, freio de estacionamento eletrônico na versão mais cara e isolamento acústico mais eficiente. Mesmo assim, o carro tem mais méritos do que defeitos. Veja os pontos positivos e negativos: ✅ Espaço interno; ✅ Porta-malas; ✅ Nível de equipamentos; ❌ Desempenho; ❌ Isolamento acústico; ❌ Acabamento.
Governo de SP publica calendário e regras para IPVA 2026; desconto de 3% vale para pagamentos em janeiro
Mutirão presencial do Acordo Paulista oferece renegociação de dívida do IPVA Governo de SP/divulgação O governo de São Paulo publicou nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial, o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026, além das regras de parcelamento e do desconto aplicado à quitação antecipada. Segundo o decreto, o pagamento em cota única no mês de janeiro — ou seja, quitar o valor total do imposto de uma só vez, em um único pagamento — terá desconto de 3% para veículos usados. Veículos zero quilômetro terão desconto de 3%, desde que o pagamento seja feito em até cinco dias úteis após a emissão da nota fiscal. O IPVA de carros novos também pode ser parcelado em até cinco vezes, com a primeira parcela vencendo em até 30 dias após a emissão da nota. ✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp Os vencimentos seguem o final da placa do veículo (veja abaixo). Veja os vídeos que estão em alta no g1 Datas de pagamento da cota única com desconto (janeiro) Final 1: dia 12 de cada mês; Final 2: dia 13 de cada mês; Final 3: dia 14 de cada mês; Final 4: dia 15 de cada mês; Final 5: dia 16 de cada mês; Final 6: dia 19 de cada mês; Final 7: dia 20 de cada mês; Final 8: dia 21 de cada mês; Final 9: dia 22 de cada mês; Final 0: dia 23 de cada mês. O mesmo calendário vale para quem optar por pagar sem desconto, em fevereiro. Parcelamento O IPVA 2026 poderá ser parcelado em até cinco vezes, de janeiro a maio, desde que o valor total do imposto seja igual ou superior a 6 UFESPs e que cada parcela tenha pelo menos 2 UFESPs. O valor de uma UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) em 2025 é de R$ 37,02. Este valor é utilizado para a atualização de tributos, taxas judiciárias e contratos no estado de São Paulo. O preço para 2026 ainda não foi definido. Com base nos valores em vigor, o valor mínimo do total do imposto para o pagamento parcelado é de R$ 222,12 e cada parcela precisa ser de no mínimo R$ 74,04. 5 parcelas – débitos iguais ou superiores a R$ 370,20 4 parcelas – entre R$ 296,16 e R$ 370,20 3 parcelas – entre R$ 222,12 e R$ 296,16 As parcelas vencem nas mesmas datas previstas para o pagamento da cota única de janeiro, de acordo com o final da placa. Regras para caminhões Os veículos de carga, categoria caminhão, têm um calendário especial: Pagamento sem desconto pode ser feito até 22 de abril; O parcelamento também segue o limite de até cinco parcelas, mas com datas fixas no dia 20 dos meses previstos, independentemente do final da placa. Parcelas para caminhões: 5 parcelas: março, maio, julho, agosto e setembro (débitos iguais ou menores a R$ 370,20) 4 parcelas: março, maio, julho, agosto (entre R$ 296,16 e R$ 370,20) 3 parcelas: março, maio, julho (entre R$ 222,12 e R$ 296,16) Antecipação do licenciamento Quem utiliza o Sistema de Licenciamento Eletrônico, do Detran e da Secretaria da Fazenda, e estiver regular com o licenciamento de 2025, poderá antecipar o licenciamento de 2026 pagando o IPVA dentro de uma destas opções: Cota única com desconto até 23 de janeiro; Cota única sem desconto até 23 de fevereiro; Até 23 do mês de vencimento da parcela, no caso de pagamento parcelado. O parcelamento é cancelado se qualquer parcela, depois da primeira, não for paga no prazo. O saldo devedor será recalculado com juros e multa, e o contribuinte precisará quitar o total para regularizar o IPVA.